A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
Retrato de Família - Tatuagem

Retrato de Família - Tatuagem

Teatro & Arte | Teatro

Teatro Carlos Alberto

Sala Principal
Classificação Etária
Maiores de 14 anos
Bilhete Pago
Todas as Idades
2017
out
25
a
2017
out
29
Realizado

Duração

90 minutos

Promotor

Teatro Nacional São João E.P.E.

Breve Introdução

Enquanto houver cenas de família haverá questões a colocar ao mundo. A máxima de Roland Barthes poderia servir de lema a Retrato de Família, projeto de Manuel Tur e dA Turma cuja primeira etapa é coproduzida pelo TNSJ. Uma casa, duas famílias: um mesmo cenário acolhe, com escassos dias de diferença, a família de O Pelicano, de Strindberg, e a família de Tatuagem, de Dea Loher. Obras que distam quase um século e nos lançam no epicentro de redutos familiares que, em vez de se oferecerem como lugares de afetividade e segurança, se revelam opressivos espaços de enclausuramento. Peça que serviu a Strindberg para fundar essa dramaturgia da subjetividade a que chamou teatro íntimo, O Pelicano (1907) confronta-nos com uma família cujo sonambulismo é interrompido pela morte do pai: a ficção que sustenta o universo familiar desaba e o acesso à verdade desencadeia um desejo da morte como única forma de redenção do passado. Se neste clássico da dramaturgia moderna a mãe assume uma preponderância alegórica é ela o pelicano que, com o seu próprio sangue, alimenta os filhos , no texto da dramaturga alemã Dea Loher é o pai quem se afigura uma tatuagem: uma marca para a vida toda, o sinal paterno que nunca se apaga História de um pai soberano que estende o seu poder pelo corpo das filhas, Tatuagem (1992) possui contornos de um conto-de-fadas profundamente negro e desconcertante, inscrevendo-nos de outro modo na morada arquitetada por Strindberg: uma câmara propícia às confidências.

Ficha Artística

encenação/directed by Manuel Tur
cenografia/set design Ana Gormicho
figurinos/costumes Anita Gonçalves
desenho de luz/lighting design Francisco Tavares Teles
desenho de som e sonoplastia/sound design Joel Azevedo
direção de produção/general producer Rosa Lopes Dias

interpretação/cast Ângela Marques, Iris Cayatte, Romi Soares, Simão Do Vale, Tiago Correia (O Pelicano/The Pelican); Ângela Marques, Belisa Branças, Eduardo Breda, Maria Quintelas, Rodrigo Santos (Tatuagem/Tattoo)

coprodução/co-produced by A Turma, TNSJ
apoio/support Fundação GDA

Preços

Plateia - 10,00€

Transportes Públicos

Elétricos 18, 22
Autocarros 200, 201, 207, 300, 302, 304, 305, 501, 601, 602, 703, 904
Metro do Porto - Estações Aliados, Bolhão, Trindade, São Bento

Partilhar

Serviços Adicionais

Veja ainda: